Decreto altera forma de tributação de autopeças

Governador assina decreto que altera tributação para setor de autopeças.

Por: Alexandre Lemos e Giordany Bozzato
Foto: Hélio Filho

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), assinou, na segunda-feira, dia 7, o Decreto número 5078-R, que altera a forma de tributação para as empresas do setor de autopeças. A solenidade de assinatura simbólica da norma aconteceu no Gabinete do Governador, no Palácio Anchieta, em Vitória. A norma já está em vigor desde a última terça-feira, dia 1º de fevereiro.
Durante o evento, que contou com representantes do setor, o governador falou da expectativa com a alteração da forma de tributação. “Pelo ânimo de vocês, a chance de termos resultados positivos é muito grande. Teremos condições de avaliar e medir, assim e ir dialogando caso tenhamos que fazer qualquer ajuste. Com essa ação, será possível produzir mais, gerando emprego e renda para os capixabas”, disse.
Casagrande prosseguiu: “Temos um Estado reconhecido pela boa gestão fiscal e que tem responsabilidade com os recursos públicos. Somos o único Estado a ter um Fundo Soberano, reservando parte das receitas com petróleo para criar um fundo que irá atrair novos empreendimentos para o Estado. Tendo condição de estabilidade para responder às emergências que podem surgir.”
De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, a portaria não altera as alíquotas dos produtos, mas muda o momento de pagamento dos impostos. “Com esse texto, as empresas não serão obrigadas a recolher o imposto no momento da compra, mas após a venda dos produtos. Isso representa uma melhoria muito grande no fluxo de caixa das empresas”, observou.
Altoé destaca ainda que este é um passo muito importante para a competitividade das empresas situadas no Espírito Santo. “Nos próximos meses, vamos fazer um acompanhamento minucioso da arrecadação deste setor. A expectativa é que, com o aumento da competitividade e a atração de novas empresas, nós consigamos, no longo prazo, aumentar a arrecadação vinculada a este setor”, acrescentou.
Sincades
O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Espírito Santo (Sincades), Idalberto Luiz Moro, comemorou a alteração. “A publicação do decreto é uma vitória para o setor atacadista. É uma medida que vem sendo reivindicada por nós há bastante tempo. Com a mudança, a arrecadação no Espírito Santo vai aumentar e a competitividade no segmento de autopeças, um dos principais da economia capixaba, também. A decisão é benéfica para as empresas, cidadãos e para o Estado”, pontuou Moro.
O Decreto 5078-R, de 31 de janeiro de 2022, foi publicado na edição da última terça-feira, dia 1º, do Diário Oficial do Estado, assim como a Portaria Sefaz númeo 013-R, de 31 de janeiro de 2022, que trata sobre o mesmo assunto.

Decreto altera forma de tributação de autopeças 1
Idalberto Luiz Moro, presidente do Sincades

Esse artigo apareceu primeiro em Portal Tempo NovoDecreto altera forma de tributação de autopeças

Publicado por Brigadeiro Gourmet

Brigadeiro Gourmet com dicas de como fazer brigadeiro gourmet, as melhores receitas de brigadeiro gourmet, também vamos mostrar curso de brigadeiro gourmet e muito mais para você conhecer essa maravilha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: